Nome Popular
Paulistinha — Inglês: Leopard danio, Zebra danio, Zebra fish
Paulistinha — Inglês: Leopard danio, Zebra danio, Zebra fish
Ordem
Cypriniformes
Cypriniformes
Família
Cyprinidae (Ciprinídeos)
Cyprinidae (Ciprinídeos)
Habitat
Ásia: Paquistão, Índia, Bangladesh, Nepal e Mianmar. Aparência em águas colombianas presumivelmente por fuga de uma instalação de criação de peixes de aquário
Tamanho Adulto
4 cm (comum: 3 cm)
4 cm (comum: 3 cm)
Expectativa de Vida
3 a 5 anos
3 a 5 anos
pH
6.0 a 8.0 (embora tolere um grande range de pH, ideal manter entre 6.4 a 7.4)
6.0 a 8.0 (embora tolere um grande range de pH, ideal manter entre 6.4 a 7.4)
Dureza
5 a 19
5 a 19
Temperatura
18°C a 28°C
18°C a 28°C
Aquário Mínimo
80 cm X 30 cm X 40 cm (96L)
80 cm X 30 cm X 40 cm (96L)
Comportamento
Espécie de comportamento pacífico e comunitário, mas muito agitado. Peixes lentos ou de nadadeiras longas devem ser evitados em aquários com paulistinhas, pois poderão ser mordiscados. Deve-se manter em cardume de pelo menos seis indivíduos ou mais.
Embora atinja pequeno tamanho, é uma espécie bastante ativa que nada freneticamente a todo o momento. Desta forma exige um bom espaço para nadar, devendo ser mantido em aquário com pelo menos 80 cm de comprimento.
Alimentação
Onívoro, em seu ambiente natural alimentam-se de pequenos crustáceos, larvas de insetos e pequenos vermes. Em cativeiro aceitam prontamente alimentos secos.
Reprodução
Ovíparo, fêmeas dispersam livremente ovos em local pré-determinado pelo macho, onde será fecundado em sequência. Pais não cuidam da progênie e ovos eclodem em até 2 dias.
Dimorfismo Sexual
Fêmeas maduras apresentam corpo em forma roliça e são levemente maiores e menos coloridas do que os machos. Machos apresentam corpo mais retilíneo e são mais coloridos principalmente em fase de reprodução.
Biótopo
São encontrados em pequenos riachos de fluxo lento ou inexistente com densa vegetação marginal, água normalmente cristalina e raramente turva. Também abundante em piscinas marginais e sazonalmente inundadas, além de arrozais e pequenos córregos e canais.
Informações adicionais
Espécie de baixo custo e popular no aquarismo. Bastante rustico e tolerante com diversos parâmetros de água, sendo indicado para aquaristas iniciantes. São bastantes ativos se locomovendo rapidamente por todo o aquário.
O paulistinha tem esse nome devido a suas listras, que segundo os aquaristas, lembram muito a bandeira de São Paulo, porém vale a pena lembrar que o peixe tem sua origem na Índia. É um importante organismo modelo, frequentemente utilizado em pesquisas genéticas e análises voltadas para a biologia do desenvolvimento. Sua notável capacidade de regeneração tem sido importante para a criação de linhagens transgênicas.
Embora atinja um pequeno tamanho, é uma espécie bastante ativa e que precisa de bastante espaço para nadar, sendo indicado um aquário de pelo menos 80 cm de comprimento com plantas altas para se sentirem a vontade.
Imagens
Fonte: Pesquisa via internet em vários sites e artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário