Sejam Bem Vindos ao Universe Fish BR, aqui você encontra tudo sobre peixes ornamentais e aquarismo. Fique a vontade e explore o máximo do nosso conteúdo.

Danio rerio (Paulistinha) e Suas Características


Nome Popular

Paulistinha — Inglês: Leopard danio, Zebra danio, Zebra fish
Ordem 

Cypriniformes
Família 

Cyprinidae (Ciprinídeos)
Habitat
Ásia: Paquistão, Índia, Bangladesh, Nepal e Mianmar.  Aparência em águas colombianas presumivelmente por fuga de uma instalação de criação de peixes de aquário
Tamanho Adulto 

4 cm (comum: 3 cm)
Expectativa de Vida

3 a 5 anos
pH

6.0 a 8.0 (embora tolere um grande range de pH, ideal manter entre 6.4 a 7.4)
Dureza

5 a 19
Temperatura

18°C a 28°C
Aquário Mínimo 

80 cm X 30 cm X 40 cm (96L)
Comportamento
 Espécie de comportamento pacífico e comunitário, mas muito agitado. Peixes lentos ou de nadadeiras longas devem ser evitados em aquários com paulistinhas, pois poderão ser mordiscados. Deve-se manter em cardume de pelo menos seis indivíduos ou mais.
Embora atinja pequeno tamanho, é uma espécie bastante ativa que nada freneticamente a todo o momento. Desta forma exige um bom espaço para nadar, devendo ser mantido em aquário com pelo menos 80 cm de comprimento.
Alimentação 
Onívoro, em seu ambiente natural alimentam-se de pequenos crustáceos, larvas de insetos e pequenos vermes. Em cativeiro aceitam prontamente alimentos secos.
Reprodução 
Ovíparo, fêmeas dispersam livremente ovos em local pré-determinado pelo macho, onde será fecundado em sequência. Pais não cuidam da progênie e ovos eclodem em até 2 dias.
Dimorfismo Sexual
 Fêmeas maduras apresentam corpo em forma roliça e são levemente maiores e menos coloridas do que os machos. Machos apresentam corpo mais retilíneo e são mais coloridos principalmente em fase de reprodução.
Biótopo
 São encontrados em pequenos riachos de fluxo lento ou inexistente com densa vegetação marginal, água normalmente cristalina e raramente turva. Também abundante em piscinas marginais e sazonalmente inundadas, além de arrozais e pequenos córregos e canais.
Informações adicionais
Espécie de baixo custo e popular no aquarismo. Bastante rustico e tolerante com diversos parâmetros de água, sendo indicado para aquaristas iniciantes. São bastantes ativos se locomovendo rapidamente por todo o aquário.
O paulistinha tem esse nome devido a suas listras, que segundo os aquaristas, lembram muito a bandeira de São Paulo, porém vale a pena lembrar que o peixe tem sua origem na Índia. É um importante organismo modelo, frequentemente utilizado em pesquisas genéticas e análises voltadas para a biologia do desenvolvimento. Sua notável capacidade de regeneração tem sido importante para a criação de linhagens transgênicas.
Embora atinja um pequeno tamanho, é uma espécie bastante ativa e que precisa de bastante espaço para nadar, sendo indicado um aquário de pelo menos 80 cm de comprimento com plantas altas para se sentirem a vontade.
Imagens
Resultado de imagem para Peixe paulistinha
Imagem relacionada
Imagem relacionada
Resultado de imagem para Peixe paulistinha
Imagem relacionada
Resultado de imagem para Peixe paulistinha

FontePesquisa via internet em vários sites e artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário