Os canisters são compostos basicamente de quatro partes: corpo do filtro, bomba, bandejas para as mídias e mangueiras. Cada marca geralmente tem um sistema de funcionamento diferente, vários tamanhos e modelos.
O canister tem vantagem perante os outros filtros pois consegue tirar maior proveito da mídia num espaço menor, além de obrigar a água a passar por entre a mídia. Essa característica evita que a água passe por vãos e áreas de maior resistência, fazendo uma filtragem melhor.
As características que devem ser analisadas na hora da escolha de um canister são:
- Vazão Compatível com o sistema
- Quantidade de mídias que cabe dentro do filtro
- Peças de reposição
A vazão é importante, pois quanto maior o fluxo, maior o oxigenação do filtro. O Oxigênio é estritamente necessário para a oxidação da amônia e do nitrito pelas bactérias nitrificantes.
A quantidade de mídia também tem que ser analisada para caber a quantidade necessária de mídia para a fauna do aquário.
É muito ruim quando um filtro resseca a borracha de vedação ou a bomba queima e não é possível reparar. Alguns filtros possuem fácil ou difícil acesso às suas peças para reposição.
Vantagens do Canister:
- Menor necessidade de mídias que o sump.
- Ocupa um espaço menor de filtragem
- Fácil limpeza
- Fácil manutenção
Desvantagens do canisters:
- Custo inicial maior
- Dificuldade de conseguir algumas peças de reposição
Resumindo, o canister é uma ótima opção para aquários de litragem a cima de 50 litros, sem contar que para determinada especies de peixeis é necessário filtragem de alta capacidade para poder da conta da carga orgânica dos peixes. Uma aquário com uma boa filtragem garante qualidade da água e menos sofrimento para os animais o custo alto, vale a pena. Fica a dica compre um canister.
fonte: pesquisa via internet em vários sites e artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário