Vamos falar um pouco sobre substrato e sua importância, existe diversos tipos no mercado mas o único que não recomendo são as pedrinhas coloridas, mas se mesmo assim você insistir e por essas pedrinhas aconselho a deixar as mesmas de molho por uns 3 a 4 dias antes de colocar no aquário ok? Ao escolher essas pedras busque sempre aquelas atóxica. Sem mais delongas vamos ao assunto:
O substrato além do efeito decorativo serve geralmente de elemento filtrante com função mecânica e biológica quando é utilização o filtro de placa, apesar de muitas pessoas falarem que esses filtros de placa são ultrapassado e podem causar problema no aquário,"discordo", é um ótimo filtro a baixo custo que em aquários de menor litragem realizar bem sua função. o substrato também fornece às plantas naturais ou artificiais um suporte de fixação, também tem função térmica ajudando a manter a temperatura da água do aquário, entre outras qualidades. É fato indiscutível que o substrato na maioria dos aquários, é formado de fragmentos de rochas, os quais chamamos de cascalho.
O substrato geralmente utilizado é composto por areião sem arestas cortantes, preferencialmente de cor escura que além de avivar as cores dos peixes ajudará a diminuir o stress. Quanto a granulometria do cascalho é muito importante que o mesmo tenha aproximadamente de 4 a 5 mm de diâmetro, pois se for mais grosso irá permitir o alojamento de detritos que são: restos de comida, fezes dos peixes e etc, dificultando a remoção quando do sifonamento e em caso contrário, se for mais fino irá compactar o substrato dificultando o enraizamento das plantas e contribuindo para o mal funcionamento do filtro de fundo caso esteja usando. Existe no mercado cascalhos naturais e coloridos que podem ser usados sem maiores preocupações por serem coloridos com tinta atóxica, daí não prejudicando a saúde dos peixes e plantas outro aspecto importante recai na escolha correta do tipo de rocha que comporá o substrato e a decoração em razão das rochas quando em contato com a água se dissolvem alterando assim a composição química da água do aquário. Tal processo na maioria dos casos tendem principalmente a alterar os valores de pH e durezas, ou mesmo, produzir sais diversos que por sua menor ou maior toxidade podem comprometer todo o equilíbrio biológico. Portanto, devem ser escolhido de acordo com a qualidade da água que pretendemos Ter. Nos aquários de água doce não devemos utilizar areões que tenham material calcários. Se houver dúvidas deve-se fazer o teste de ácido clorídrico e se houver efervescência é calcário. também não é aconselhável utilizar conchinhas e peças de corais em aquários de água doce, pois certamente acarretará em um aumento expressivo do pH e da dureza da água.
Agora que já entendemos um pouco sobre substratos e as suas características, vamos saber como escolher o melhor tipo para seu aquário, vamos lá:
Procure adquirir cascalhos de granulação de aproximadamente 5 mm de diâmetro e que assim coma as rochas usadas na decoração não apresente pontas e arestas cortantes. De preferência por cascalhos e rochas de coloração escura pois quando claros costumas refletir a luz estressando os peixes e tornando suas cores menos atrativas. Rochas claras costumam também dar um aspecto um tanto artificial a decoração do aquário.
Evite adquiri cascalhos e rochas que alterem a composição química da água do aquário. Para um melhor entendimento no efeito do cascalho vamos ler sobre algumas rochas mais comuns utilizadas para confecção de cascalhos para aquários.
O que fazer antes de colocar o abstrato no aquário?
Antes de introduzi-lo no aquário, lave-os bem em um balde com água renovando a água até que a mesma fique cristalina, aproveite para retirar partículas estranhas. Caso utilize filtro de placa e seu cascalho sejam de uma granulometria que venha a comprometer seu funcionamento, ponha entre a placa e o cascalho uma camada de perlon o que certamente contribuirá para evitar seu entupimento. a disposição do cascalho no fundo deve obedecer a uma inclinação, facilita a limpeza, pois os detritos se acumulam na parte da frente do aquário. regularmente retire os detritos acumulados no cascalho que costumam com o tempo se decompor prejudicando o equilíbrio biológico do aquário. Utilize para retirar os detritos um sifão, obs: A água sifonada deverá ser desprezada.
Vamos detalhar agora como citado acima os tipos de rocha:
- Cascalho de Rio: Formado em sua maior parte por feldspato, apresenta ainda um pouco de quartzo em sua composição – acidifica ligeiramente a água.
- Granito: Encontrado em diversos padrões, é formado por uma composição de quartzo, feldspato e biotita – ocasiona uma ligeira acidificação, quase insignificante.
- Cascalho Guandu: Encontrado em granulações que vão de areia até seixos. Sem pontas e com arestas arredondadas, tem esse nome em razão de ser encontrado com facilidade no rio Guandu. Não altera a composição da água.
- Cascalho colorido: O quartzo é a rocha utilizada para confeccionar o cascalho colorido e como o quartzo é neutro a composição da água não é alterada.
- Pedra madeira: Apresenta um belo efeito ornamental, todavia, esta pedra alcaliniza a água sem com isso endurece-la.
- Dolomita: Composta por carbonato de cálcio e magnésio, pode ser encontrada na cor branca (mais comum) e preta. Alcaliniza e endurece a água.
- Calcita: Apresenta uma cor mel que lembra um pedaço de breu. Quando em pequenos pedaços chega a ser confundida com granito. Alcaliniza e endurece a água.
- Laterita: Trata-se de uma argila contendo um alto teor de ferro. Geralmente é usado nos aquários em pequenas proporções como adubo para as plantas. Já se pode encontrar com uma certa regularidade no mercado.
Então é isso nesse breve resumo aprendemos muito sobre abstrato, como escolher o substrato e a importância dele para o aquário.
Até a próxima!!!
Fonte: Pesquisa via internet em vários sites e artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário