Olá pessoal hoje irei falar sobre as variações de kinguios e
suas características
Os kinguios são amados por muitos, e odiados por poucos, não
sei como alguns que se dizem aquaristas costumam falar que os Kinguios são sem
graça e devem ser servidos como alimento vivo. (Discordo plenamente sobre esse
tipo de pensamento, mas esse fica para um próximo tópico).
Os kinguios são famosos por suas características e variações
entre essas variações temos as mais conhecidas no Brasil que são:
- Kinguyo Comum: Parece com a carpa, (já que todos os kinguios derivam das carpas). Apresenta cor laranja brilhante, mas pode ser encontrado nas cores vermelha ou amarela. Sua barbatana dorsal é longa, mas baixa. As demais são bastante parecidas às da carpa original. Possui barbatana caudal levemente bifurcada. É bastante sociável e pode facilmente conviver com outros peixes de parâmetros compatíveis.
- Kinguyo Cometa ou Véu: Essa variante apresenta as maiores barbatanas entre os Kinguios. A barbatana caudal, apesar de dupla, não possui uma bifurcação entre os lóbulos. Pode apresentar muitas cores diferentes, entre elas, lisas ou malhadas. Nada lentamente, devido ao peso das barbatanas. Não gosta de águas movimentadas.
- Kinguyo Bolha ou Olhos de Bolha (Shuihogan): Possui duas bolsas sob os olhos, cheias de fluidos corporais, por isso devem ser manuseadas com muito cuidado, caso contrário, estouram facilmente. Com a idade, as bolsas vão aumentando, tornando o peixe ainda mais lento. Apresenta cores vermelha, preta, ouro ou bicolor (branca e vermelha). Possui olhos vermelhos e não apresenta barbatana dorsal. Prefere água em torno de 27 a 28ºC.
- kinguyo Cabeça de Leão (Rantyu): Apresenta o mesmo gorro dos Orandas (dos quais se originam), só que muito maior, tomando toda a cabeça, parte superior, laterais, inferior e frontal. Possui um corpo grosso, curto e arqueado e uma barriga saliente e gorda. Não possui barbatana dorsal e a caudal é dupla, curta e sempre armada. Pode apresentar várias cores, entre elas, lisas os malhadas.
- Kinguyo Celestial: Da mesma linhagem dos Telescópios, tem os olhos virados pra cima, para a superfície da água. Com isso, sua visão é bastante prejudicada, tendo dificuldade em localizar até o alimento. Deve ser mantido em aquários somente com variantes iguais. Vive cerca de quinze anos. Não gosta de água fria. Tem sua barbatana caudal dupla e não apresenta a barbatana dorsal.
- Kinguyo Escama de Pérola: Seu corpo apresenta forma de ovo. Possui uma bonita cauda dupla. Apresenta coloração brilhante, devido às suas escamas serem maiores e muito mais grossas, além de lembrarem pérolas. Tem ainda uma coroa no topo da cabeça parecida com as dos Oranda, só que menor. Apresenta várias cores, entre elas, lisas ou malhadas. Pode alcançar mais de 15 centímetros e vive cerca de 10 anos. É bastante sensível a temperaturas abaixo de 14ºC.
- Kinguyo Oranda: Vem do cruzamento entre os Cabeças de Leão e os Véus. Apresenta a protuberância carnosa dos Cabeças de Leão, só que menor, e as barbatanas muito longas dos Véus. É um peixe bastante sociável e dócil. É resistente e forte, apesar de alguns indivíduos apresentarem doenças da bexiga natatória.
- Kinguyo Telescópio (Demekin): Apresenta os olhos bastante saltados. Possui as pupilas protegidas por uma camada grossa de cristalino. Possui uma grande variedade de cores, como vermelha, vermelha e branca, cálica, preta e branca, marrom, lavanda e preta. Suas variantes são o Telescópio Preto (Black Moor) e o preto e branco (Panda Moor).
Agora que conhecemos as variações dos kinguios, vamos
observar que tipo de alimentação iremos oferecer aos nossos barrigudinhos,
temos várias opções, vamos detalhar abaixo:
- Vegetais: Pepino, mostarda, alface, agrião, espinafre, acelga, alga nori, lentilha d’água, salvínia e elodea. Já o brócolis e a couve-flor ofereça cozidos. Como sempre sobram muitos pedaços no aquário, é mais aconselhável alimentá-los no dia anterior à troca parcial de água. Eles gostam ervilhas, no entanto, leve-as ao fogo por dez minutos, até que fiquem macias. Em seguida, retire a casca e dê em metades, duas ervilhas para cada kinguio adulto.
- Patês: Os patês são alimentos feitos de maneira artesanal, reunindo alimentos de origem animal e vegetal, crus e cozidos, liquidificados e misturados à gelatina sem sabor dissolvida em água. Depois de resfriado, o patê pode ser cortado em cubos e guardado no congelador, retirando-se apenas a porção a ser utilizada.
- Proteína animal: A proteína animal deve ser fornecida somente uma ou duas vezes por semana. Insetos, larvas de insetos e vermes são ótimas opções. Uma outra opção é a aquisição de alimentos congelados e liofilizados. A liofilização é um processo de desidratação rápida de alimentos. No entanto, é demasiadamente duro para a mastigação, sendo necessário hidratá-lo antes. Utilize a água do próprio aquário para isto. Quanto aos alimentos congelados, tenha o cuidado de descongelá-los antes de oferecer aos kinguyos.
- Rações: Procure variar as rações e prefira as que afundem, de tal forma que os kinguios não ingiram ar junto ao alimento. Caso contrário, pode ocasionar o mau funcionamento da bexiga natatória. Outra possível causa deste problema é a alimentação exclusivamente seca, o que possibilita a formação de gases no trato gastrointestinal deviso à sua fermentação. Uma opção é deixar a ração de molho em um recipiente com água do próprio aquário por alguns minutos antes de oferecê-la aos peixes.
Agora que sabemos a alimentação correta pros kinguios vamos
da uma linda de como funciona a sua reprodução:
Distingue-se o kinguio macho do kinguio fêmea na época
de reprodução, a fêmea apresenta a região anal bem mais volumosa já no macho
se desenvolvem alguns nódulos nas nadadeiras peitorais, nas brânquias e na
cabeça. Sua reprodução é bem simples, basta colocar
dois machos e uma fêmea em um aquário com muitas plantas. As flutuantes são as
melhores, pois nelas a fêmea deposita os óvulos, em torno de 800, que são
fecundados pelo macho. Imediatamente, após a fecundação, os peixes adultos têm
de ser retirados, caso contrário, devoram a cria. Os alevinos do kinguio nascem
10 dias após a desova e, com 18 dias, já medem 2,5 cm.
Então é isso pessoal hoje aprendemos um pouco mais sobre os
queridos kinguios, esses gorduchinhos fofos que habitam a maioria dos aquários
do brasil e do mundo.
Até a próxima!!!
Fonte: Pesquisa via internet em vários sites e artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário