Olá pessoal!!! Hoje vim falar sobre um peixe marinho que chama muito a minha atenção pelo seu porte e cores vibrantes, é o primeiro peixe de água salgada que venho trazer suas características. É ele o Mandarim, então vamos lá:
Características:
Mandarim é um peixe perciforme ( A ordem dos perciformes, também denominados Percomorpha ou Acanthopteri, incluem cerca de 40% de todos os peixes ósseos e constituem a maior ordem de vertebrados). De águas tropicas famoso por suas cores e belezas, seu corpo é predominantemente azul, estampado em forma de ondas, que mesclam laranja, amarelo, verde e roxo, a nadadeira caudal é estriada em laranja e amarelo possui uma cabeça bem marcada, com a boca e os olhos protuberantes, as nadadeiras dianteiras são azuis, manchadas de amarelo, as fêmeas são um pouco maiores e mais coloridas que os machos. O Mandarim geralmente medem de 6 a 8 cm e tem expectativa de vida entre 5 e 6 anos.
É um peixe pacifico com outros peixes, mas um pouco agressivo
com outros da mesma espécie, portanto, não é recomendado que seja colocado mais
de um casal deste peixe no mesmo aquário, ele prefere a parte inferior do
aquário, onde fica em contato com os corais e plantas. É um peixe que se deve
dá muita atenção pois se tem requer bastante cuidado, o pH da água do aquário
deve ser medido semanalmente isso é fundamental para a sobrevivência dos
peixes. No caso do Mandarim, deve ser de 8.1 a 8.4 qualquer variação acima ou
abaixo prejudica o peixe. A temperatura
ideal da água varia de 22 a 29°C. A sobrevivência deste peixe depende, em
grande parte, do nível de maturação do aquário, quando pequenos organismos e
invertebrados já se proliferam naturalmente. Portanto, não é indicado que seja
colocado num aquário novo e sem outras espécies.
Agora que sabemos um pouco mais sobre as características do Mandarim, vamos ler baixo sobre sua alimentação e reprodução também são dois tópicos muito importantes sobre essa especies:
Agora que sabemos um pouco mais sobre as características do Mandarim, vamos ler baixo sobre sua alimentação e reprodução também são dois tópicos muito importantes sobre essa especies:
- Alimentação: Esses peixes se alimentam de pequenos animais marinhos que passam próximo ao seu esconderijo. Por precisar de muitos nutrientes diferentes às vezes também se alimenta de pequenas quantidades de algas e outros flocos que possam servir de alimento.
- Reprodução: Quando o macho de peixe-mandarim quer se acasalar, algo que geralmente acontece ao entardecer, ele levanta sua nadadeira dorsal e nada em volta de sua companheira, aproxima-se dela e agarra sua nadadeira peitoral com a boca. Os dois ficam nadando ligados até alcançarem a superfície, onde soltam-se e expelem o esperma e os óvulos que se unem para formar os ovos. Os pais cuidam dos ovos, que ficam boiando na superfície, protegendo-os de possíveis predadores e de outros perigos do meio. Depois que nascem, os filhotes de peixe-mandarim se alimentam de zooplâncton e fitoplâncton até alcançarem tamanho suficiente para comer animais maiores.
Imagens:
Litragem do aquário:
O
aquário para esta espécie deve ter, no mínimo, 250 litros, é recomendado que
tenha rochas e plantas, pois elas facilitam a proliferação dos micro-organismos
que alimentam o animal. Também aprecia corais e outros locais em que possa se
esconder.
Curiosidade:
O nome do peixe-mandarim vem das cores e desenhos do seu corpo que parecem muito com as roupas de seda usadas pelos mandarins na antiga China. Esta espécie de peixe é mais comumente encontrada no Oceano Pacífico, mas também pode ser encontrado no Oceano Índico e no Caribe.
É isso pessoal, falamos hoje sobre esse maravilhoso peixe, que se destaca com elegância em qualquer aquário marinho.
Até a próxima!!!
Fonte: Pesquisa via internet em vários sites e artigos.
É isso pessoal, falamos hoje sobre esse maravilhoso peixe, que se destaca com elegância em qualquer aquário marinho.
Até a próxima!!!
Fonte: Pesquisa via internet em vários sites e artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário