Sejam Bem Vindos ao Universe Fish BR, aqui você encontra tudo sobre peixes ornamentais e aquarismo. Fique a vontade e explore o máximo do nosso conteúdo.

Montar um Aquário (Nível - Iniciante)

Imagem relacionada

Como montar meu primeiro aquário?

Ola pessoas!!! Nesse post vou está mostrando como montar seu primeiro aquário e o que precisa para isso. Vai algumas dicas:

Antes de qualquer coisa, pense bem e escolha bem a especie de peixe que você vai querer, entender o comportamento, alimentação, ph e principalmente o tamanho que a especie escolhida vai atingir quando adulta é o fato determinante na decisão do tamanho e tipo de aquário escolhido.


Em qual lugar colocar o aquário?

A principio  é decidir onde irá ficar o aquário.
Alguns tópicos básicos  para escolher o melhor o lugar são:
  1. Prefira locais sem luz solar direta;
  2. Com tomadas próximas;
  3. Longe da tentação de animais e crianças (a não ser que o aquário seja para as próprias crianças);
  4. Mesa / móvel (base estável e segura), pense no peso total do seu aquário depois de montado;
  5. Visível de vários pontos, onde todos da casa ou você possa vê;
  6. Sem obstáculos que dificultem as operações de manutenção e limpeza.

Medidas e capacidades do aquário

A regra geral, quanto maior o aquário, maior será a sua estabilidade química. Pode ser de qualquer formato, os mais indicados são os de vidro com vedante em silicone. Mais fácil será de cuidar dos peixes e da água.
OBS: Um aquário pesa, é preciso escolher bem o lugar onde vai colocá-lo. No caso de um aquário de 60 centímetros, pode testar a resistência da mesa ou móvel com o seu peso.
Medidas padrão: comprimento X largura X altura = capacidade
  • 50 X 25 X 30 centímetros = 38 litros
  • 60 X 30 X 30 centímetros = 54 litros
  • 80 X 30 X 40 centímetros = 96 litros
  • 100 X 30 X 40 centímetros = 120 litros
  • 100 X 40 X 50 centímetros = 200 litros
  • 120 X 40 X 60 centímetros = 288 litros
  • 150 X 50 X 60 centímetros = 450 litros
Os três primeiros são os mais recomendados para iniciantes no aquarismo.

Iluminação

A iluminação mais usada hoje em dia são lampadas de led (comum), assim como as luminárias especificas para aquário.

Pedras / Areia (Substrato) 

O substrato (areia, cascalho, e etc) próprio para aquários existe à venda em lojas de aquarismo, de vários tamanhos e cores. Antes de colocar no aquário deve ser lavado abundantemente, para retirar a sujeira. Para um aquário de 60 centímetros podem ser precisos cerca de 10 quilos de substrato, dependendo do tamanho e granulação.
Filtragem e Oxigenação
Os filtros para aquário auxilia na oxigenação da água, já que só a presença de plantas não é suficiente. Use filtro correspondente a litragem do seu aquário para ter um melhor aproveitamento já que  também ajudam na movimentação da água, impedindo o acumulo de substâncias em determinados lugares. Sem oxigênio os peixes morrem.
Ex de filtros:
Resultado de imagem para filtro para aquarioResultado de imagem para filtro para aquarioResultado de imagem para filtro para aquario

Aquecedor ou Termóstato

O mais indicado é o termostato por ter a capacidade de ligar e desligar automaticamente e manter a temperatura da água constante, as variações bruscas na temperatura afetam diretamente a saúde de peixes e plantas. Tenha sempre um termômetro fixo no aquário. A temperatura deve ser adequada às espécies que você tem no seu aquário.
Resultado de imagem para termostato aquario

Os Peixes
Resultado de imagem para peixes de aquário

Como comprar os peixes corretamente

  1. Compre os peixes em lojas especializadas, onde os aquários estejam limpos e sem peixes mortos;
  2. Observe bem os peixes e escolha o que estiver nadando sem nenhum problema. Não compre peixes que estiverem parados, escondidos, respirando na superfície, a não ser que sejam características próprias da espécie;
  3. Verifique se o aquário tem aquecimento, colocando a mão no vidro; (Se não tiver, verifique se os peixes estão ativos e saudáveis)
  4. Preste atenção nos olhos do peixe, eles não devem apresentar manchas, nem estarem  inchados;
  5. Evite peixes que aparentam estar com dificuldade para se locomover;
  6. O saco que servirá para transportar os peixes da loja para o seu aquário deve conter ar e não trazer muitos peixes. Proteja o saco do frio e do calor excessivo;
  7. Antes de colocar os peixes no aquário, corrija o pH e verifique a temperatura. Não despeje diretamente os peixes no aquário, primeiro mergulhe o saquinho até que as temperaturas se aproximem e então deixe que os peixes saiam devagar, ao seu próprio ritmo. (o mais indicado é tirar o peixe do saquinho com a rede para pegar peixes e nunca misturar a água da loja com a água do seu aquário.)
Expectativa de vida
Os peixes não vivem muito tempo. Peixes pequenos  vivem menos tempo que os maiores. Isso tem explicação: as espécies mais pequenas gastam o mesmo número de batimentos cardíacos com mais rapidez do que as espécies maiores, que realizam os mesmos batimentos mas de uma forma mais lenta.
Por exemplo: os vivíparos, mais pequenos, como é o caso dos guramis (onde se incluem os famosos bettas), vivem entre dois a quatro anos. Os peixes gato, coridoras e alguns ciclídeos vivem entre oito a doze anos.
Os peixinhos dourados, comuns hoje em dia, podem atingir os dez anos de vida. As carpas, quando bem tratadas, podem atingir os vinte anos. (Mas carpas apenas em lagos, nunca em aquário sua beleza se perceber ao olhar de cima, e carpas crescem demais)

Alimentação dos peixes

Os peixes são alimentados com comida industrializada, ou comida viva como artêmias entre outras  que pode ser comprada em qualquer boa loja de aquarismo.
OBS: Devemos  dar para cada espécie o seu tipo de comida especifico. Nunca devemos esquecer que os peixes tem que ser alimentados apenas o necessário, nunca de mais nem de menos.

A água e os seus parâmetros

Pode usar água  de torneira, usar os condicionadores para tratamento de água existentes no mercado. Não esqueça da ciclagem do aquário é muito importante fazer isso, pois vai preparar todo habitat para os peixes, o tempo correto é de 30 dias, mas caso use acelerador biológico pode-se inserir peixes antes disso com 15 a 20 dias. Mas recomendo de toda forma esperar o ciclo dos 30 dias. (aquarismo é paciência, fica a dica!)   
pH
As variações de pH podem prejudicar os peixes e as plantas, portanto deve ser medido com regularidade em torno dos 6,0 e 7,6.

Plantas

A colocação de plantas é muito importante, pois elas ajudam na oxigenação do aquário e na alimentação dos peixes. 
Tem que se conhecer bem as espécies presente no aquário, alguns peixes comem as plantas como os Kinguios. (Existem  plantas artificiais que decoram e deixam seu aquário atraente).

Então por agora é isso! Um breve resumo de como escolher e montar seu aquários, espero que essas informações ajude de alguma forma você que está pensando em entrar pro hobby. Em breve mais posts relacionados ao tema.

até a próxima!!! 

Fonte: Pesquisa via internet em vários artigos e sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário